Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional de Luta pela Reforma e Dia Internacional das Lutas Camponesas, celebrados em 17/4
Arte: Rafael Werkema
Neste último domingo, 17 de abril de 2011, foram celebrados o Dia Nacional de Luta pela Reforma e o Dia Internacional das Lutas Camponesas.
E num contexto no qual o Brasil assume hoje uma liderança mundial, cujos números e informações ignoram a disparidade social e a desigualdade econômica – é o quinto maior país do mundo e a nona maior economia, que, todavia, tem 10% de sua população mais rica detendo 46% da renda nacional, convivendo cotidianamente com 53% da sua população mais pobre, que possui 13% da renda, e 1% dos proprietários rurais controlando 45% das terras cultiváveis, ao lado de 37% dos proprietários rurais que possuem 1% dessas terras – o CFESS vem a público manifestar-se politicamente sobre o tema.
Esta edição do CFESS Manifesta traz um panorama da questão agrária no Brasil, de suas origens à conjuntura atual. “A estrutura fundiária brasileira, cujas origens no período colonial se sustentaram na escravidão e na grande propriedade, ainda apresenta, nos dias atuais, ranços de uma sociedade latifundiária e de um Estado patrimonialista que alimentam suas políticas no favorecimento e no privilégio de alguns, tornando recorrente, entre os pobres brasileiros, a ausência e a violação dos direitos humanos”, diz trecho do documento.
Além disso, destaca a importância da articulação dos/as assistentes sociais com os movimentos dos trabalhadores do campo (como o MST) na luta em defesa do direito à terra, ao alimento e à liberdade.
Leia a CFESS Manifesta do Dia Nacional de Luta pela Reforma e Dia Internacional das Lutas Camponesas
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG - 11732Assessor de Comunicação comunicacao@cfess.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui