A cidade goiana de Luziânia, a cerca de 60 quilômetros de Brasília (DF), vai sediar, de 5 a 10 de junho, a Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta. O evento reúne jovens e adolescentes de 12 a 15 anos, representantes de 52 países, que vão discutir os problemas socioambientais globais, com foco nas mudanças do clima. A iniciativa é dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente.
A iniciativa do governo brasileiro, por meio dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, emerge da experiência de três conferências nacionais sobre o assunto, que envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país.
O principal objetivo é possibilitar que crianças e jovens do mundo todo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, promovendo uma rede de cuidados com o planeta.
Atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais serão realizadas durante o encontro, e ao final será elaborado um documento final - Carta das Responsabilidades – Vamos cuidar do Planeta, na qual serão assumidas responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente.
A conferência internacional é uma ação de educação ambiental de amplo alcance, já que a fase pré-conferência acontece nas escolas e em nível nacional em todos os países participantes, mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais, e inserindo a temática ambiental no sistema formal de ensino.
O projeto se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da ONU. Os jovens serão estimulados a propor ações e responsabilidades a serem adotadas por seus países e suas comunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui