CFESS lança vídeo comemorativo pelos 10 anos do Projeto Ética em Movimento

Produção conta a história do projeto e mostra a luta do Conjunto na ampliação do debate ético 


Em 2010, o Projeto Ética em Movimento do CFESS, que inclui a realização do Curso Ética para Agentes Multiplicadores, comemora 10 anos de existência. Para celebrar esse momento marcante para o debate da ética no âmbito do Serviço Social, o Conselho Federal de Serviço Social lançou o vídeo comemorativo durante o XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS) no Rio de Janeiro.

Na última sexta-feira, 10 de dezembro, o vídeo foi exibido para os cerca de mil participantes do ENPESS, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cópias do vídeo foram entregues aos representantes das Unidades de Formação Acadêmica (UFA) filiadas à ABEPSS. Exemplares também foram enviados aos CRESS e podem ser reproduzidos. O vídeo está disponível também no site do CFESS. 


Produzido pelo Conselho Federal, o vídeo tem duração de 18 minutos. Além de explicar o surgimento do Projeto, seus fundamentos e objetivos, apresenta o Curso Ética para Agentes Multiplicadores, que também comemora 10 edições em 2010, e explica sua estrutura, história, além de mostrar imagens de turmas e multiplicações. O vídeo traz ainda depoimentos das fundadoras do Projeto Ética em Movimento, bem como das professoras e autoras dos módulos do curso, que falam sobre os conteúdos, didática e objetivos.





Também está registrado no vídeo o esforço do Conjunto CFESS/CRESS no sentido de oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política de ética social e profissional; de contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional e de ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal, sendo estes também alguns dos objetivos do Curso Ética para Agentes Multiplicadores.
Para a presidente do CFESS Ivanete Boschetti, o lançamento do vídeo celebra a importância do Projeto Ética em Movimento e do curso para agentes multiplicadores para a consolidação e fortalecimento do Projeto Ético-Político dos/as assistentes sociais. “O Projeto foi iniciado na gestão 1999-2002 para difundir, socializar e enraizar os valores e princípios do Código de Ética aprovado em 1993. Desde então, todas as gestões do CFESS realizaram o Curso Ética para Agentes Multiplicadores, que é uma das principais estratégias do Projeto. O vídeo, portanto, é um registro histórico desse longo e coletivo projeto, construído por muitas gestões e gerações”, explica.
A produção foi longa. Desde o XIII CBAS, realizado em agosto em Brasília (DF), as entrevistas começaram a ser gravadas. Posteriormente, as filmagens continuaram durante reuniões do Conselho Pleno do CFESS. Daí em diante, passou-se à seleção de imagens e fotos para serem incluídas no roteiro do vídeo. A versão final contou ainda com contribuições dos participantes da nona edição do Curso Ética em Movimento, realizado em outubro na capital federal, além de fotos de multiplicações e de outras edições do curso, enviadas pelos CRESS.

Segundo a Coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos (CEDH) do CFESS Silvana Mara de Morais, o vídeo é “um marco histórico e uma estratégia de preservação da memória, posto que sintetiza uma iniciativa política para dar visibilidade a este projeto que explicita o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a defesa de uma concepção de ética histórica orientada numa perspectiva de sociedade emancipatória, em que liberdade e igualdade se efetivem como nossa própria substância. “A defesa estratégica dos direitos humanos tem lugar assegurado no curso, que evidencia nossa “atitude crítica” para que as novas gerações do Serviço Social brasileiro conheçam e participem da nossa luta contra a sociabilidade do capital e sua produção de barbárie na vida cotidiana”, conclui. 

Leia também:

Ética em Movimento comemora 10 anos de lançamento
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");