Movimento está acampado ao lado do Centro de Convenções em Brasília
Faixas colocadas pelas integrantes do Fórum (foto: Rafael Werkema)
Durante a I Conferência Mundial sobre Sistemas Universais de Seguridade Social, ocorre também o acampamento do Fórum Paralelo das Mulheres em Defesa da Seguridade Social. O movimento faz parte de uma articulação no Fórum Itinerante e Paralelo sobre Previdência Social (FIPS), que é uma mobilização dos movimentos de mulheres de todo o Brasil em defesa da inclusão das mulheres na Previdência Social.
A expectativa dos organizadores é de contar com cerca de 150 mulheres de diferentes movimentos, do campo e da cidade. Os participantes da mobilização estão em uma tenda, que foi montada do lado de fora do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), onde ocorre a Conferência.
Segundo a pesquisadora do SOS CORPO Instituto Feminista para a Democracia e militante do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, Verônica Ferreira, o objetivo da mobilização é denunciar a situação de desproteção social em que vivem as mulheres brasileiras, sobretudo as negras, hoje. "As mulheres são maioria nos postos de trabalho mais precários, que enfrentam a dupla jornada com o trabalho remunerado e não remunerado e que são hoje a maioria em situação de desproteção social, porque o sistema previdenciário se mantém contributivo. Grande parte dessas trabalhadoras, sobretudo as informais urbanas, estão à margem desse sistema", destaca.
De acordo com Verônica, desde 2007, movimentos de mulheres do campo e da cidade estão articuladas em defesa de um sistema universal de previdência social. "Com este acampamento, quero denunciar essa situação e articular alianças com outros setores em torno da luta das mulheres neste campo e por um sistema de seguridade social que seja capaz de enfrentar as desigualdades de gênero, classe e racial no contexto do capitalismo patriarcal globalizado", ressalta.
No sentido de construir uma agenda mundial em defesa da universalização da Seguridade Social, garantindo a prevalência dos direitos humanos, da proteção social aos/às trabalhadores/as, com direito ao trabalho, à saúde e à educação para todos, o CFESS apóia e se soma ao Fórum Paralelo de Mulheres em Defesa da Seguridade Social.
Grupo se reúne em tenda ao lado do Centro de Convenções (foto: Rafael Werkema)
Saiba mais sobre o Fórum ItineranteO Fórum Itinerante das Mulheres em Defesa da Seguridade Social (FIPSS) é uma mobilização nacional articulada, desde 2007, por movimentos de mulheres do campo e da cidade de todo Brasil para fortalecer a luta por direitos, contra a desproteção social e em defesa da política de Seguridade Social. Com o objetivo de visibilizar as desigualdades vividas no mundo do trabalho, denunciar a situação de desproteção social, defender um sistema universal, público, solidário e redistributivo de Previdência e Seguridade Social, os movimentos de mulheres, organizadas em vários locais do país, articularam essa luta em resposta à ausência de espaço para a participação dos movimentos de mulheres no Fórum Nacional de Previdência Social, criado pelo governo Lula, no qual as mulheres trabalhadoras estavam presentes apenas como observadoras e sem direito à voz.
Participam desta mobilização a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); a Campanha Nacional pelo Direito à Aposentadoria das Donas de Casa; a Articulação Nacional de Mulheres Negras (AMNB); o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD); o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); a Marcha Mundial de Mulheres; o Movimento de Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR/NE) e a Articulação de Mulheres Pescadoras do Nordeste.
Clique para ler a Carta Convocatória do Fórum Paralelo das Mulheres em Defesa da Seguridade Social
Veja também o Boletim do Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA
Leia também:
Começa a 1ª Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social em Brasília
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823Assessoria de Comunicação comunicacao@cfess.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui