Encontro acontece nos dias 1º e 2 de dezembro no anfiteatro da Unip
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), realiza nos dias 1º e 2 de dezembro o I Fórum Regional das Medidas Socioeducativas. O evento acontece no anfiteatro da Unip das 8h às 17h.
O fórum se destina a promover o debate e a reflexão de técnicos e gestores municipais sobre o processo de municipalização das medidas socioeducativas em Araraquara e região, na perspectiva do alinhamento e da integração do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O evento é voltado a gestores municipais, assistentes sociais, educadores, pedagogos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.
A programação tem início na manhã do dia 1º com a mesa de debates “A busca pela proteção integral dos adolescentes em conflito com a lei”, coordenada por Béria Cristina S. Silva, socióloga e agente de desenvolvimento social da DRADS Araraquara. Na seqüência acontece a palestra “A política de execução das medidas socioeducativas”, seguida por debate, com o professor Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e oficial de projetos do Unicef e da OIT.
No período da tarde serão realizadas mais duas apresentações. A primeira engloba “O sistema nacional de atendimento socioeducativo e o trabalho em rede”, com a professora Isa Guará, pedagoga, mestre e doutora em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e assessora de coordenação do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária. A segunda aborda “O processo de municipalização das medidas socioeducativas”, com Edson G. P. O. Silva, sociólogo e diretor de proteção especial da SEADS-SP. Após as palestras, será aberto um espaço para debates.
No dia 2, estão programadas mais três apresentações, acompanhadas por debates. A primeira delas envolve “Os desafios da adolescência”, com a Dra. Albertina Duarte, médica ginecologista e coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente de São Paulo. A segunda aborda a “Apresentação de tese doutorado: Um dos desafios da questão social - adolescentes em conflito com a lei”, com Regina Célia de Souza Beretta, da pós-graduação da Unesp de Franca, docente da Faculdade de Serviço Social de Bebedouro e coordenadora executiva da Semads.
Já a terceira palestra do dia enfoca o “Relato de experiências: Medidas socioeducativas no âmbito do CREAS. Município de Barretos”, com Célia Rodrigues, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Humano de Barretos.
Para fechar a programação, entra em discussão o Fórum permanente de medidas socioeducativas.
Programação
• Dia 1/12
- Período da manhã: 8h às 12h
8h – Inscrição / café
Abertura oficial
Mesa de debates: A busca pela proteção integral dos adolescentes em conflito com a lei
Coordenação da mesa: Béria Cristina S. Silva, socióloga e agente de desenvolvimento social da DRADS Araraquara
Vara da Infância e Juventude e do Idoso de Araraquara: Juiz Dr. Silvio Moura Sales
Promotor: Dr. Marcel Zanin Bombardi
Defensoria Pública: Dr. Frederico Teubner de Almeida e Monteiro
Palestra e debate: A política de execução das medidas socioeducativas
Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e oficial de projetos do Unicef e da OIT
Grupo de redação do ECA
- Período da tarde: 13h30 às 17h
Apresentação cultural
Palestra e debate: O sistema nacional de atendimento socioeducativo e o trabalho em rede
Prof. Dra. Isa Guará, pedagoga, mestre e doutora em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e assessora de coordenação do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
15h às 15h15 – Café
Palestra e debate: O processo de municipalização das medidas socioeducativas
Edson G. P. O. Silva, sociólogo e diretor de Proteção Especial da SEADS-SP
• Dia 2/12
- Período da manhã: 8h15 às 12h
Apresentação cultural
Palestra e debate: Os desafios da adolescência
Dra. Albertina Duarte, médica ginecologista do Programa de Saúde do Adolescente de São Paulo e coordenadora estadual do Programa de Saúde do Adolescente – SP
- Período da tarde: 13h30 às 16h30
Apresentação de filme
Palestra e debate
Apresentação tese doutorado: Um dos desafios da questão social - adolescentes em conflito com a lei
Regina Célia de Souza Beretta, Pós-Graduação da Unesp de Franca, docente da Faculdade de Serviço Social de Bebedouro e coordenadora executiva da Semads
15h15 às 15h30 – Café
Relato de experiências: Medidas socioeducativas no âmbito do CREAS. Município de Barretos
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Humano de Barretos: Célia Rodrigues
Discussão do Fórum permanente de medidas socioeducativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui