Em tons de emoção e comemoração, termina a nona edição do curso Ética em Movimento

Encerramento foi marcado pelo lançamento de vídeo sobre 10 anos do curso 

Participantes da edição comemorativa de 10 anos do Ética em Movimento (foto: Rafael Werkema)

Aprendizado, aperfeiçoamento, multiplicação, ética e direito humanos. Estas foram algumas das palavras que marcaram os 10 dias do Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores, que terminou neste sábado, 16 de outubro de 2010, em Brasília (DF). Foram dias de reflexões e intensos debates que, sem dúvida alguma, mudaram a forma de pensar dos/as participantes. Em tons de emoção e comemoração, o encerramento marcou também os 10 anos do curso, que faz parte do Projeto Ética em Movimento, do CFESS. Para celebrar este fato tão importante para o Conjunto CFESS-CRESS e para o projeto ético-político do Serviço Social, foi apresentada a primeira versão do vídeo comemorativo aos 10 anos do Ética em Movimento.

Módulo quatro
Durante o dia, antes do encerramento do curso, a assessora jurídica do Conselho Federal, Sylvia Terra, apresentou e finalizou os trabalhos do quarto módulo, "Ética e Instrumentos Processuais", que discute todas as fases processuais de uma ação ética.
 
"Este módulo representa a materialização do Código de Ética, porque possibilita a recomposição dos direitos violados. Isto significa abranger aquele/a que violou a ética, aquele/a que foi atingido/a e toda a sociedade", explica Sylvia.

Divididos/as em grupos, os/as participantes discutem acerca de uma simulação de denúncia ética (foto: Rafael Werkema)

Segundo a assessora jurídica, a forma de recompor os direitos violados se faz por meio do processo ético, que possui duas dimensões: o primeiro, de natureza educativa, que possibilita ao/à assistente social que causou prejuízo, a reflexão sobre os princípios e normas pactuados para a sua conduta profissional; a segunda, de âmbito punitivo, impõe àquele/a assistente social que violou o direito uma sanção que permita que o/a profissional não venha novamente a cometer tal infração.

Além disso, para a assessora jurídica, o curso possibilitou, ao longo desses 10 anos, a qualidade e o acerto dos procedimentos relativos ao cumprimento dos ritos processuais, que sofreu um sensível aperfeiçoamento. "Vários erros processuais que eram cometidos puderam ser superados a partir da capacitação, que permite um aprendizado dos aspectos relativos a apuração da violações éticas", completou.

"Ética e Instrumentos processuais completa o denso conteúdo do projeto de capacitação de multiplicadores. Ao trazer relevantes subsídios teóricos e práticos para aplicação adequada do Código Processual de Ética conjugado ao Código de Ética Profissional, este módulo possibilitou aos/às participantes a compreensão e operacionalização das normas processuais, em articulação com as dimensões político-pedagógica e afirmativa de princípios éticos, no processo de recomposição dos direitos violados", afirmou a conselheira do CFESS Neile d'Oran Pinheiro.

"O módulo permitiu um excelente conhecimento dos ritos processuais, visando o adequado julgamento dos processos éticos, para a recomposição dos direitos violados dos usuários e dos assistentes sociais. Sem dúvida alguma, o curo contribuiu muito para a minha formação, tendo em vista a defesa e o enraizamento de nosso projeto ético-político", opinou a assistente Marlene de Deus Lima, do CRESS-AM/RR.

A assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra ministra o módulo Ética e Instrumentos processuais (foto: Rafael Werkema)

Vídeo comemorativo
"É um privilégio poder participar do projeto Ética em Movimento e desse curso de capacitação, que completa uma década. Ele permitiu, ao longo desses dez anos, que os/as assistentes sociais, capacitados/as, possam realizar o "milagre da multiplicação", espalhando para a sociedade a concepção do Projeto Ético-político profissional, que contém em si uma projeção de sociedade radicalmente justa e libertária".
A fala da assessora jurídica do CFESS deu início a uma série de depoimentos sobre os 10 anos do Ética em Movimento.

A presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, ficou emocionada ao se lembrar da importância do curso de capacitação para a consolidação e fortalecimento do Projeto ético-político dos/as assistentes sociais. "Um projeto que há dez anos vem impulsionando a divulgação do Código de Ética do/a Assistente Social e seus princípios e, principalmente, fazendo com que ele ganhe materialidade no exercício profissional".

A presidente da ABEPSS, Elaine Behring, que esteve na gestão do Conselho Federal que iniciou o projeto de capacitação para agentes multiplicadores ("Brasil, mostra a tua cara"- 1999 a 2002), se sentiu privilegiada de poder participar da comemoração de uma década do curso.  Ela elogiou a continuidade e permanência do Ética em Movimento na pauta das gestões do CFESS.

Silvana Mara, coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, destacou o momento comemorativo e apontou o vídeo como um marco histórico para os dez anos do Curso. "É um registro histórico deste grande projeto que é o Ética em Movimento".

Após as falas, a primeira versão do vídeo foi apresentada para a turma, que aplaudiu de pé o conteúdo. O material volta agora para a ilha de edição, onde serão incorporadas as contribuições dos/as participantes do Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores – edição 2010.

Ivanete, Silvana e Elaine momentos antes do lançamento da 1ª versão do vídeo sobre os 10 anos do Ética em Movimento, que em breve terá sua versão final disponível no site (foto: Rafael Werkema)


Leia também:

Homofobia, racismo e aborto estiveram entre os temas em debate do Módulo 3 do Ética em Movimento

Segundo módulo do Ética em Movimento terminou nesta terça
Ética em Movimento comemora 10 anos de lançamento

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG - 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");