Ética em Movimento comemora 10 anos de lançamento

Nova edição do curso começou neste sábado, em Brasília 

Oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política de ética social e profissional; contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional; e ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.

Estes são alguns dos objetivos do Curso Ética para Agente Multiplicadores, do Projeto Ética em Movimento do CFESS, que acontece entre os dias 9 e 16 de outubro no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília (DF). Em 2010, o Curso comemora 10 anos de lançamento.

Voltado para assistentes sociais representantes do CFESS, CRESS e seccionais de base, esta nona edição reúne 37 profissionais de diferentes regiões do país, além de docentes de universidades brasilienses, para ampliar o debate ético político, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional.

Para a presidente do CFESS Ivanete Boschetti, que abriu a mesa inicial, chegar aos 10 anos do curso é uma vitória. "Para nós, recebê-los/as para um curso tão denso e aprofundado é um prazer, especialmente porque o Conjunto CFESS-CRESS se empenhou na manutenção e no aperfeiçoamento desse projeto", comemora. Segundo ela, o movimento do curso, no sentido de fazer a ética se movimentar no exercício profissional do/a assistente social é o que deve ser apreendido por todos/as. "Tornar a ética permanente em nossa atuação e fazê-la chegar aos nossos colegas, aos usuários e à sociedade é o que nos desafia. Por isso, é essencial que cada um se envolva na multiplicação dos conceitos e práticas aqui estudados", define Ivanete.

Em seguida, a presidente da ABEPSS, Elaine Behring, destacou a longevidade e a permanência do curso, considerado "um dos pilares para o Projeto ético-político profissional do Serviço Social e para o Conjunto CFESS-CRESS". Elaine falou, também, sobre a história do Projeto, inaugurado pela Gestão do CFESS "Brasil, mostra a sua cara" (1999-2002), da qual fez parte. "O Ética em Movimento mudou a face das comissões de ética e de fiscalização. E, principalmente, dos processos éticos a serem julgados pelos CRESS e pelo CFESS. Para se ter uma ideia, há dez anos, enquanto CFESS, tínhamos dificuldades em julgar os processos em 2º instância em vista de problemas de instrução", relembrou.

Para Behring, o debate mexe com valores e suscita inquietações profundas "que mudam as pessoas que participam do curso". Ela reforçou também a importância de os/as participantes "vestirem a camisa da ideia da multiplicação do conteúdo no âmbito dos CRESS e das bases, essência do curso". Por fim, a presidente da ABEPSS destacou a importância do curso para a formação profissional, tendo em vista que, na multiplicação, o conteúdo acaba chegando às unidades de formação por meio dos docentes que já participaram do projeto.

A conselheira da Comissão de Ética e Direitos Humanos, Kátia Madeira, apontou a importância do curso em aproximar o CRESS à categoria. "É fundamental esse movimento de multiplicação e de troca dos Regionais com os profissionais da base. O debate sobre ética e direitos humanos volta para a categoria de maneira qualificada", afirmou. Kátia destacou também a abrangência do curso, que chega inclusive no âmbito da Fiscalização.

Para finalizar a mesa de abertura, a professora Maria Lúcia Barroco,  responsável pelo primeiro módulo – Ética e Sociedade – explicou que o curso faz parte do Projeto Ética em Movimento, cujo objetivo é dar visibilidade à questão da ética no exercício profissional e na atuação do profissional do Serviço Social. "O sucesso desse curso mostra que a implementação de uma ética efetiva, que saia da formalidade do código e leve à movimentação e à multiplicação está cada vez mais aperfeiçoando o trabalho dos/as assistentes sociais", afirmou.

Elaine, Ivanete e Kátia: alegria pela longevidade e permanência do curso (Foto: Diogo Adjuto)

Expectativa
Para a professora de Ética em Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), Adrianyce de Souza, participar do Ética em Movimento é desafiador no sentido de multiplicar o debate da ética em sua atuação com os estudantes universitários. "Pensar como podemos, dentro do âmbito acadêmico, tratar a questão da ética na exercício profissional é interessante, uma vez que temos a oportunidade de formar melhores alunos, profissionais e reforçar nossos princípios ético-políticos", reforça.

Marcando presença no curso, a uruguaia Silvia Silva, integrante da Comissão de Ética e Trabalho Social da Asociación de Asistentes Sociales de Uruguay (ADASU) se animou com as possibilidades de aprendizado do curso, principalmente por poder levar a experiência brasileira para seu país. "A discussão sobre ética ainda não está avançada como no Brasil. Por isso me deram a oportunidade de estar aqui. Aprendemos ética com outros profissionais, que não assistentes sociais. É nesse sentido que a experiência do debate neste curso me estimula a querer multiplicar os resultados em meu pais", anima-se.

A partir do curso realizado em Brasília, os/as participantes têm a função de multiplicá-lo no âmbito regional (foto: Rafael Werkema)

Veja a programação completa


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Rafael Werkema - JP/MG - 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");